sábado, 31 de março de 2012

A Influência Das Roupas Nos Negócios

Quatro em cada dez executivos já demitiram por causa da profundidade do decote, revelou recente pesquisa na Inglaterra. A pesquisa apontou também que a metade dos quatro mil homens de negócios pesquisados admite ter deixado de promover ou aumentar o salário de uma funcionária que vestia roupas muito justas ou provocantes.

Mas os prejuízos do uso impróprio de roupas no trabalho não se restringem ao universo feminino. Cargos de responsabilidade são conquistados por um conjunto composto por competências técnicas e comportamentais. Destoar do grupo por vestir-se de modo inadequado com certeza afeta tanto o público feminino quanto o masculino.

Criar boas oportunidades por meio da imagem pessoal é uma sabedoria. Porém, uma coisa deve ficar clara. É engano tentar fazer valer os atributos físicos como meio de subir na carreira ou de fechar negócios.

Vestir-se de acordo com o segmento de atuação é responsabilidade do profissional, afinal, a imagem da empresa é a imagem de cada um. As regras de vestimenta de um banco não valem para uma agência de publicidade, por exemplo. Mas você deixaria um gerente administrar seu dinheiro se ele trabalhasse de bermuda? Você fecharia um negócio com uma vendedora só por ela ser bonita ou vestir-se de modo sensual?

Assim, a orientação básica de valorização da imagem consiste num visual recatado e clássico. Uma pitada de modernidade é permitida. Mas deve-se evitar o exagero. Roupas de festa são para festas. Perfumes especiais são para ocasiões especiais.

Nas empresas que não adotam uniformes, quem atua internamente pode vestir-se de modo mais informal. Mesmo assim, é bom prestar atenção na roupa que os pares e o chefe usam. Já uma apresentação pessoal junto a um cliente pede trajes formais e discretos.

A posição que você ocupa é legitimada pela roupa que você usa. Visite o seu cliente vestindo-se de modo ousado e apronte-se para ouvir fofocas com interpretações maldosas e a enfrentar confusões por causa disso.

Profissional competente se cuida em absolutamente tudo o que faz.

FONTE: REVISTA HSM

quinta-feira, 29 de março de 2012

Como Fazer uma Resenha

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.
Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

 

Tipos de Resenha


As resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
  1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
  2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
  6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
  7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
  8. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.
Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:
  1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
  2. Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
  3. Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
  4. Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
  5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”.

Conclusão


Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.
As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.
Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas!

;)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Gestão de Recursos Humanos

Tecnológico

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

O mercado de trabalho

Há grande demanda por formados na área. Ele pode atuar em empresas de diversos setores como consultor de recrutamento e seleção, assistente de departamento de pessoal, supervisor de cargos, salários e benefícios, gestor de conflitos, analista de treinamento e analista de recursos humanos, desenvolvimento e comportamento organizacional, chegando a gerente de recursos humanos. Com o forte aquecimento do mercado de trabalho no país - apenas em maio de 2010 foram criados 298 mil vagas com carteira assinada -, aumenta a demanda por parte dos departamentos de recursos humanos das empresas, que são os que mais contratam o especialista. Com relação aos setores da economia, há boa procura por empreendimentos hoteleiros e empresas de entretenimento. "A porta de entrada para o formado em Gestão de RH é o operacional, as folhas de pagamento, um trabalho muito ligado à contabilidade. Mas a Gestão de RH ultimamente se tornou uma função muito ligada ao apoio à gerência de cada empresa, demandando mais qualificação do profissional. Assim, há muitas oportunidades em assessoria e em recrutamento e seleção", explica Luciano Venelli Costa, coordenador do curso da Metodista.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (fonte: profa. Isamara Della Favera Allegretti, da Unisinos).

O curso

O curso é geralmente formado por quatro módulos de capacitação específica, e ao término de cada um o aluno recebe um certificado de conclusão. São abordados temas como contabilidade, informática, relações trabalhistas, administração empresarial e ética. O objetivo é formar profissionais para atuar tanto em empresas privadas como em órgãos públicos, garantindo uma visão integrada de todos os parâmetros que envolvem a gestão de pessoas, para alcançar os objetivos administrativos de cada empresa.

Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão de Pessoas; Gestão de RH (gestão de pessoas); Gestão de RH (liderança avançada); Gestão em RH; Gestão em RH (gestão em neg.); RH.


FONTE: Guia do Estudante
Link: Gestão de Recursos Humanos - Guia do Estudante

terça-feira, 20 de março de 2012

Leitura e Produção de Texto

Atividade sobre intertextualidade.


Imprimir e levar para a próxima aula (21/03)...

=)

DOWNLOAD AQUI

Modelos de Gestão

Pessoal, vou postar aqui o aviso que a professora Karoll Ramos deixou no blackboard... Juntamente com a apostila "Administração e Administradores". Beijoos.
... 

Exercício 1

Senhores alunos,
1. O capítulo para a primeira resenha encontra-se na AULA 3.
2. O nome do capítulo é Administração e Administradores.
3. Ele deverá ser enviado pelo blackboard no dia da aula da próxima semana, até às 19:00.
4. Maiores explicações (o que é resenha) serão dadas em sala de aula.
5. A resenha deverá ter o seguinte cabeçalho:

Centro Universitário IESB
Gestão de Recursos Humanos (ou Gestão Pública, se o seu curso for este)
Modelos de Gestão / Turma A (ou B, se a sua turma for esta)
(Nome Completo) / Matrícula (xxxxxx)

RESENHA: MAXIMILIANO, Antonio C. A. Administração e Administradores. In: MAXIMILIANO, Antonio C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000. p.25-45.
6. Formatação: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, 2 páginas.
Sds.,
Profª. Karoll Ramos

DOWNLOAD DA APOSTILA ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADORES AQUI

domingo, 18 de março de 2012

Processos Gerenciais e Tomada de Decisão

Neste link está a apostila da aula lecionada pelo professor Eduardo Gomides, contendo o capítulo 04 do livro: Administração - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro


Obs: Fazer os exercícios de 1 a 7 da página 122 para a próxima aula.

DOWNLOAD AQUI

Leitura e Produção de Texto

Link do material que a professora Fabíola disponibilizou no blackboard, para a próxima aula...

Obs: Imprimir e levar para a realização dos exercícios em sala.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD


;)

sábado, 17 de março de 2012

Economia e Mercado

Para quem ainda não conseguiu baixar...
Segue o link do livro que o professor Demerval Bruzzi pediu para lermos.


Título: Freakonomics - O Lado Oculto e Inesperado de Tudo o Que Nos Afeta
Autor: Steven D. Levitt e Stephe

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/office/KY5AcjY9/Freakonomics_-_O_Lado_Oculto_E.html


Obs: Como vão as resenhas?

sábado, 3 de março de 2012

Welcome!

Olá, boa tarde!!

Este blog trata-se de um diário pessoal, feito sob indicação do professor de Leitura e Produção de Texto, Cácio José Ferreira (IESB).

Relatarei sobre os acontecimentos em sala.
Disponibilizarei links para downloads de livros e pesquisas... E muito mais!

Então, fiquem à vontade para desfrutar desse diário online.

Att,
 Tayany Borges
 Recursos Humanos - BB3/Noturno - IESB