Geralmente, uma das principais dificuldades do aluno é
a redação do referencial teórico, pois ele tem dúvidas de como fazer e o que
colocar neste referencial.
Pois bem, após o aluno ter, bem claro, os objetivos a serem
cumpridos, ele terá que fazer uma revisão bibliográfica (livros, periódicos,
sites, etc.) e reunir os principais textos existentes sobre o assunto. Com os
textos em mãos, a fase seguinte é ler os textos, destacar as principais ideias
do autor e fazer a resenha crítica. Como? Sublinhando ou marcando no texto (caneta
marca-texto) as principais ideias do autor à medida que for lendo. Assim, ao
final da leitura, o aluno terá destacado todas as principais partes do texto,
as quais serão a base para a resenha crítica e que, também, servirão para a
revisão bibliográfica do trabalho.
Desta forma, a resenha crítica deverá conter uma
introdução (mais ou menos 10% da resenha), onde será apresentado um pequeno
resumo de todo o texto; um desenvolvimento (mais ou menos 70% da resenha), onde
serão apresentadas as principais idéias do autor do texto (aquelas que foram
sublinhadas ou marcadas); e a conclusão (mais ou menos 20% da resenha), onde
estará a conclusão que o autor chegou e a crítica do aluno quanto as ideias
apresentadas (se concorda ou não com as ideias do autor, com a conclusão da
pesquisa, com os argumentos apresentados, etc.).
Observações
Características
- Apenas 1 (uma) página (e não uma folha);
- Tamanho da folha: A4;
- Fonte: Arial 11;
- Espaço entrelinhas: simples;
- Margens: 3 cm superior,
3 cm esquerda, 2,5 cm direita e 2,5 cm inferior (ABNT);
- Cabeçalho contendo:
título do artigo, capítulo ou texto; nome do autor do texto; nome do aluno
e turma. Não é necessário colocar logotipo algum, pois isto consumirá
espaço da resenha; não coloque capa (entregue apenas uma folha).